curso de acupuntura veterinária

INSTITUTO JACQUELINE PECKER 

CURSO DE ACUPUNTURA VETERINÁRIA

XXXIV TURMA ACUPUNTURA VETERINÁRIA

Formação de profissionais capacitados em Acupuntura Veterinária, atendendo à demanda do mercado por Médicos Veterinários Especialistas, em acordo com as normas da ABRAVET.   

Formação de profissionais capacitados em Acupuntura Veterinária, atendendo à demanda do mercado por Médicos Veterinários Especialistas, em acordo com as normas da ABRAVET.

Introdução à Acupuntura; Yin – Yang Inter-relacionamentos; Teoria dos Cinco Movimentos; Teoria das Substâncias Vitais; Fisiologia dos Zang Fu; Anatomia e indicações dos Pontos nos Meridianos: Pulmão; Int. Grosso; Estômago; Baço-Pâncreas; Fígado; Vesícula Biliar; Rim; Bexiga; Coração; Int. Delgado; Pericárdio; Triplo Aquecedor; Vaso Concepção, Vaso Governador e Pontos Extra-canal; Semiologia na Medicina Tradicional Chinesa e Fatores Patogênicos; Oito Princípios Diagnósticos e Triplo Aquecedor; Patologia dos Zang Fu: Padrões de desarmonia (Síndromes) de Pulmão; Int. Grosso; Estômago; Baço-Pâncreas; Fígado; Vesícula Biliar; Rim; Bexiga; Coração; Int. Delgado; Pericárdio e Triplo Aquecedor; Neurofisiologia da Acupuntura; Palpação Abdominal Diagnóstica; Neurologia aplicada na Acupuntura; Acupuntura em Felinos; Síndromes Bi, Wei, Lin e Kuo; Pesquisa em Acupuntura e Analgesia perioperatória; Pontos de Diagnóstico em Equinos; Acupuntura e técnicas afins em aves e animais selvagens; Abordagem clínica com Medicina Tradicional Chinesa; Prática de atendimento em Pequenos e Grandes Animais; Técnicas e Instrumentação na Acupuntura: Técnicas de estímulo do ponto. Técnicas de agulhamento. Técnicas de injeção de substâncias nos pontos. Implante de acupuntura semipermanente e Implante de acupuntura permanente; Tópicos Avançados em Medicina Tradicional Chinesa: Introdução a moxabustão. Vasos Maravilhosos. Cromopuntura. Eletroacupuntura. Canais Tendino-musculares. Introdução à Pulsologia Chinesa; Introdução a Dietoterapia Chinesa. Introdução a Fitoterapia Chinesa; Afecções dos sistemas: Locomotor, Geniturinário, Endócrino, Pele e anexos, Trato digestório, Oftalmológicas, Cardiorrespiratório e Reprodutivo.

Carga horária de 525 horas distribuídas em 26 módulos com aulas teórico práticas aos finais de semana. Frequência mínima exigida pela ABRAVET: 75% das atividades programadas. Sistema com múltiplos modelos de avaliações: testes escritos mensais, seminários com artigos científicos, trabalho de conclusão de curso (monografia).
Os tópicos abordados e a ementa das disciplinas estão distribuídos em acordo com Normas dos Cursos de Acupuntura Veterinária para reconhecimento pela Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (ABRAVET).

Cecília Maria Rodrigues Tavares; Márcia Valéria Rizzo Scognamillo; Durval Verçosa Junior; Daniel Mendes Netto; Ayne Murata Hayashi; Bruna Mendes; Daionety Aparecida Pereira; Rosane Aparecida Piloto Lopes Colares; Clarissa Niciporciukas; Cynthia Maria Carpigiani Teixeira, Ana Paula Madureira e convidados. Os professores trazem seus conhecimentos científicos, vivenciados nas práticas de consultórios, hospitais, fazendas, universidades, zoológicos e centro de criação de animais.

Coordenação: Dra Márcia Valéria Rizzo Scognamillo

SEDE DO INSTITUTO JACQUELINE PECKER 

Rua Pascoal Notte, 37 – Pq Taquaral

Campinas / SP 

INSTITUTO JACQUELINE PECKER

"ACREDITANDO em SONHOS e TRANSFORMANDO VIDAS "

PERCURSORES

Pioneiros no ensino de acupuntura e homeopatia veterinária e técnicas afins, para médicos veterinários.

VISÃO DIFERENTE

Nossa filosofia é a de termos turmas reduzidas, aumentando a interação entre docentes e alunos.

DESDE 1989

O sonho do Dr. Sebastião Prata de criar um Instituto de ensino veterinário com uma política mais humanista, se tornou realidade em 1989, com a sua primeira turma.

Dr. SEBASTIÃO PRATA

Ele sempre acreditou em um ensino veterinário com uma postura mais humanista. Encontrou na homeopatia e acupuntura, uma forma de tratar dos animais, conforme sua filosofia de vida, do guiava. Seu sonho, foi expandir esse conhecimento para outros colegas de profissão e divulgar não só a homeopatia e acupuntura, mas todas as técnicas afins, como formas de tratamento mais compassivas.